Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.
Saber maisAquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).
Saber maisRepresentante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.
Saber maisMetrologia. Metrologia legal. Calibração. Verificação. Pesos-padrão. Estes são todos termos bastante comuns quando falamos em pesagem e em balanças – sobretudo em balanças comerciais. Mas nem sempre é claro o que cada conceito significa e para que realmente servem estes processos e objetos.
Hoje, damos-lhe a conhecer as definições de metrologia, metrologia legal e calibração, para que saiba sempre o que está por trás dos processos de qualidade e manutenção de balanças (e não só):
O que é metrologia?
Pois, a metrologia não tem nada a ver com o estado do tempo. Nem tão pouco está apenas relacionada com “metros” de comprimento. É um termo que vem do grego e resulta da junção das palavras “metron” - que significa medida - e “logos” - que quer dizer “estudo”.
Portanto, a metrologia é a ciência que se debruça sobre a medição e tudo que a envolve na teoria e na prática. Dedica-se a todas as questões que envolvam unidades de medida: comprimento, temperatura, peso, entre outras. E o seu principal objetivo é garantir e também avaliar a fiabilidade dos instrumentos de medição, em processos que acabam por ser mais importantes do que o que podemos pensar inicialmente – sobretudo numa área como a pesagem.
Todos os dias, balanças são usadas em diversas áreas de negócio. O que, por um lado, significa que devem ser reguladas e, por outro, quer dizer que podem sofrer um grande desgaste e necessitar de uma manutenção constante. Por isso, a metrologia subdivide-se em duas grandes áreas: a metrologia legal e as calibrações.
• Mas o que é exatamente a metrologia legal?
Seja numa visita ao supermercado, ao talho ou noutras circunstâncias, estamos constantemente a pesar objetos e a fazer diversos tipos de medições. A metrologia legal, o controlo metrológico legal, vem então assegurar que os resultados apresentados por esses instrumentos utilizados no nosso dia a dia estão corretos – dentro de uma determinada margem de erro, claro.
Mais do que uma disciplina científica, a metrologia legal trata-se assim de um campo com uma aplicação prática no quotidiano. Serve, acima de tudo, para nos proteger enquanto consumidores. A ideia é assegurar que, quando vamos às compras, pagamos exatamente por aquilo que levamos connosco para casa.
• E o que é, afinal, a calibração?
Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia, “calibração” é uma “operação que, em condições especificadas, num primeiro passo, estabelece a relação entre os valores da grandeza com incertezas de medição provenientes de padrões e as indicações correspondentes com incertezas de medição associadas e, num segundo passo, usa esta informação para estabelecer uma relação para obter o resultado de medição de uma indicação.”. E é precisamente isto que se faz na calibração de uma balança ou de qualquer outro instrumento de medição.
Simplificando, a calibração é nada mais nada menos do que o procedimento através do qual a metrologia testa e garante a fiabilidade dessas ferramentas.
No caso da pesagem, por exemplo, o processo respeita várias normas e etapas para que seja possível realmente assegurar a precisão das medições. Depois de escolher uma superfície estável, num ambiente livre de vibrações, humidade e correntes de ar, procede-se à colocação dos pesos-padrão no prato da balança. É aí que se calibra o equipamento de pesagem, definindo o resultado que deve mostrar na presença de um objeto com aquele peso.
Realizadas com pesos-padrão sujeitos a um rigoroso controlo, as calibrações são feitas por entidades certificadas para tal e oferecem uma garantia – legal e não só – de que as balanças estão a operar com a precisão pretendida e esperada.
O laboratório CALLMARQUES, inserido na empresa Balanças Marques, é uma dessas entidades acreditadas para realizar calibrações. Reconhecido pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação - com a acreditação n.º M0095 desde 2012, destaca-se na área da Massa por ter sido o segundo laboratório em Portugal a ter a maior gama e capacidade técnica para prestar o serviço de calibração de instrumentos de pesagem (desde 1 miligrama até às 60 toneladas).