Notícias

  • Junho 21

    Balanças Marques patrocina Europeu de Rope Skipping em Portugal

    No final de julho, Portugal recebe o Campeonato Europeu de Rope Skipping, modalidade desportiva baseada no salto à corda. A Balanças Marques é a principal patrocinadora do evento que se realiza em Braga. A Associação Portuguesa de Rope Skipping organiza, de 25 a 31 de julho de 2017, o Campeonato Europeu de Seleções no qual se vão disputar títulos individuais e coletivos da modalidade. De acordo com a organização, estão já inscritos 650 participantes de 12 países, que demonstrarão as suas performances durante os três dias efetivos de provas competitivas que vão decorrer no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Braga. A seleção nacional deposita grandes esperanças na conquista de dois títulos coletivos no género masculino, nos escalões de Masters e Youth. Nas provas individuais, existem algumas perspetivas de bons resultados, especialmente nas provas de velocidade. A Balanças Marques, empresa do Grupo José Pimenta Marques eleita este ano a terceira melhor do mundo na indústria da pesagem, é a principal patrocinadora do evento, dando continuidade à sua aposta em apoiar as mais diversas modalidades desportivas, com destaque para as mais alternativas e que têm tradicionalmente menos apoios.   Participação portuguesa no World Jump Rope   Antes da realização do Europeu, 14 atletas portugueses, de diferentes escalões, vão participar de 30 de junho a 10 de julho, nos Estados Unidos, no World Jump Rope Championship, encontro mundial entre clubes de praticantes de Rope Skipping. Na cidade de Orlando estarão presentes mais de mil praticantes oriundos de todo o mundo, incluindo os 14 atletas nacionais com idades compreendidas entre os 10 e os 21 anos. A Associação Portuguesa de Rope Skipping tem estado a preparar os atletas, com treinos bi-diários, num total de 6 horas por dia, na expectativa de alcançar vários prémios individuais e coletivos, nas diferentes provas a disputar. Apesar das participações regulares em eventos internacionais, esta é a estreia de uma delegação nacional da modalidade em competições fora do continente europeu.   O que é o Rope Skipping?   O Rope Skipping é uma modalidade desportiva baseada no gesto ancestral de saltar à corda. Contudo, à brincadeira tradicional dos nossos avós, foram adicionadas a velocidade, as habilidades, as acrobacias e a música, o que originou uma modalidade desportiva, com cerca de 40 anos a nível mundial. Em Portugal, a modalidade surgiu em 2001 e desde 2010 que se realizam competições regulares entre clubes.

    saber mais
  • Junho 13

    Balanças Marques em Assembleia Geral da CECIP

    A Balanças Marques participou na 67ª Assembleia Geral da CECIP (Associação Europeia de Fabricantes de Equipamentos de Pesagem), que decorreu em Milão - Itália, entre os dias 7 e 10 de junho.   A empresa do Grupo José Pimenta Marques integra desde 2016 a CECIP, organização fundada em 1958 que conta com representantes de 13 associações nacionais de países europeus e uma empresa, a Balanças Marques, uma vez que em Portugal ainda não existe uma associação nacional. Atualmente, a CECIP tem centrado os seus esforços na luta pela adoção de padrões legislativos harmonizados entre os vários países, quer a nível europeu quer mundial, aumentando desta forma a fiabilidade e a segurança de todos os utilizadores de instrumentos de pesagem. Na segunda participação numa Assembleia Geral da CECIP, a Balanças Marques esteve representada por Tiago Marques Pereira, Business Development Manager do Grupo José Pimenta Marques, e Marcos Azevedo, na qualidade de responsável pela área de metrologia da empresa. “É com muito orgulho que a Balanças Marques faz parte desta Associação e é parte ativa dos seus grupos de trabalho, nomeadamente o Grupo de Metrologia Legal (LMG), procurando assim contribuir ativamente para a melhor resolução dos vários problemas comuns a todos os fabricantes”, referiu Tiago Marques Pereira.

    saber mais
  • Junho 05

    Balanças Marques lança BM5 50 Anos

    Para assinalar o 50º aniversário, a Balanças Marques lançou uma Edição Especial da balança BM5, o seu produto estrela na pesagem comercial. A BM5 50 Anos é uma balança topo de gama, de série limitada e exclusiva, com novas características e funcionalidades e uma imagem arrojada. A BM5 50 Anos é uma Edição Especial comemorativa do 50º aniversário da Balanças Marques, com uma produção limitada a 600 unidades, todas numeradas e com gravação alusiva no inox, uma por cada mês de atividade da empresa desde a sua fundação em 1967. A BM5 50 Anos é o resultado do trabalho de meio século da Balanças Marques, empresa eleita novamente este ano a terceira melhor do mundo nos prémios internacionais Weighing Review Awards. Com a BM5 50 Anos, a Balanças Marques criou um novo conceito, mas sem perder todas as qualidades reconhecidas, como a robustez, a eficiência e a fiabilidade. Além do design moderno e arrojado, a BM5 50 Anos conta com a aplicação das tecnologias mais avançadas, o que a coloca na vanguarda e a distingue entre as melhores balanças. A sua nova estrutura também foi desenvolvida tendo como objetivo uma utilização ainda mais prática e funcional. A BM5 50 Anos está assente na tecnologia ARM de última geração, com placa-mãe Marques equipada com processador Dual Core, o que lhe garante elevada performance, rapidez e robustez. O seu duplo ecrã LCD Tátil de tecnologia Capacitiva Projetada, de 15” para o utilizador, é outro dos pontos fortes desta balança, assim como o facto de usar a versão 5 do ETPOS, software de faturação e gestão certificado pela AT, que está otimizado para o funcionamento neste equipamento. Uma das grandes novidades da BM5 50 Anos é o inovador mecanismo de impressão deslizante. Agora é possível deslizar a impressora para fora do corpo da balança, facilitando a troca do rolo, uma solução que permitiu não alterar o mecanismo de impressão de fiabilidade a toda a prova. A bolha de nível digital é outra das inovações apresentadas no novo modelo da BM5 e que por certo vai originar uma nova tendência no mundo das balanças, assim como o scanner incorporado, o que torna esta Edição Especial ainda mais exclusiva e inigualável. E como as grandes balanças também se fazem de pequenos pormenores da maior utilidade no uso quotidiano, foi criado um encosto no prato da BM5 50 Anos.

    saber mais
  • Maio 05

    Balanças Marques na Feira Internacional de Argel

    A Balanças Marques volta a estar presente na FIA, cuja 50ª edição se realiza na capital da Argélia entre 8 e 13 de maio. Depois do sucesso alcançado em participações anteriores, a empresa do Grupo José Pimenta Marques volta a juntar-se ao distribuidor local ALPEC para expor os seus produtos na FIA, feira multissetorial anual, que constitui o maior evento comercial com dimensão internacional na Argélia e em toda a região do Magrebe. Num mercado em que a sua marca se tem consolidado ano após ano, a Balanças Marques encara este certame como mais uma excelente oportunidade de estabelecer contactos que perspetivem a concretização de novos negócios na Argélia, em particular, e no norte de África, em geral. A báscula de pesar camiões PCM M1500 volta a estar no centro das atenções, mas os visitantes da FIA também têm a possibilidade de conhecer vários outros equipamentos de pesagem comercial e industrial, bem como sistemas de POS.

    saber mais
  • Abril 12

    Aposta da Balanças Marques na InterWeighing é para manter

    A Balanças Marques faz um excelente balanço da sua participação na InterWeighing, a maior feira mundial dedicada ao setor da pesagem. Durante três dias, os principais fabricantes e distribuidores de equipamentos de pesagem encontraram-se em Xangai, na China. Uma vez mais, a Balanças Marques representou o que de melhor se faz na área em Portugal, sendo a única empresa portuguesa presente na InterWeighing. Paulo Marques, Diretor Comercial da recentemente eleita terceira melhor companhia de pesagem do mundo, destaca a enorme adesão de visitantes na feira e no stand da Marques Electronic Technology (Ningbo), empresa da Balanças Marques sediada naquele país asiático. “Voltamos a receber imensas visitas de profissionais de todo o mundo, sendo de realçar nesta edição os muitos contactos oriundos da América Latina. E, tal como no ano passado, o mercado indiano em particular voltou a demonstrar um enorme interesse pelos nossos produtos”. Também foram vários os clientes da empresa a passarem pelo stand, onde as atenções estiveram centradas em especial na balança BM5 XS, novamente eleita a melhor balança comercial do mundo na edição de 2017 dos prémios internacionais Weighing Review Awards, e no software ETPOS. “A nossa presença na InterWeighing tem sido cada vez mais fundamental a cada ano que passa e é definitivamente junto dos melhores que queremos estar sempre, daí que já estejamos inscritos na edição de 2018”, refere Paulo Marques. Num ano muito especial para a Balanças Marques, em que comemora o 50º aniversário, “foi muito gratificante sentir um cada vez maior reconhecimento internacional da nossa marca, para o qual tem também muito contribuído as distinções alcançadas nos últimos anos nos Weighing Review Awards, algo de que estavam a par vários visitantes”, conclui o Diretor Comercial.

    saber mais
  • Abril 05

    Balanças Marques presente na maior feira mundial da Pesagem

    A Balanças Marques é a única empresa portuguesa e uma das poucas europeias a participar na InterWeighing, o maior certame da indústria da pesagem, que se realiza na China. Empresa marca presença também em feira na Argélia, na segunda semana de abril. De 6 a 8 de Abril, em Shangai, a empresa do Grupo José Pimenta Marques participa novamente na maior feira mundial de equipamentos de pesagem e acessórios para a indústria, ponto de encontro, por excelência, para os fabricantes de todo o mundo. Em ano de cinquentenário e depois de ter sido eleita a terceira melhor empresa de pesagem a nível mundial, nos prémios internacionais “Weighing Review Awards”, a Balanças Marques não podia deixar de estar presente na InterWeighing. Presença que se tornou ainda mais fundamental após a criação na China, no início de 2015, da Marques Electronic Technology (Ningbo). Balanças Marques também na Argélia Depois de Shangai o destino é Argel, onde a empresa participa na DJAZAGRO, em conjunto com o parceiro local ALPEC. Este salão dedicado à indústria agroalimentar, e que é uma referência na Argélia e em todo o norte de África, realiza-se entre 10 e 13 de abril.

    saber mais
  • Março 28

    Balanças Marques eleita a terceira melhor do mundo

    Empresa portuguesa foi eleita a terceira melhor a nível mundial nos “Weighing Review Awards”, enquanto dois dos seus produtos venceram as categorias em que estavam nomeados. Báscula de Pesar Camiões da Balanças Marques continua a não dar hipóteses à concorrência. Foram divulgados, a 27 de março, os resultados da quarta edição dos prémios internacionais “Weighing Review Awards”, dedicados à indústria da pesagem, da responsabilidade do portal “International Weighing Review”. A Balanças Marques, única empresa portuguesa entre as 36 nomeadas de todo o mundo, alcançou o 3º lugar na categoria de “Melhor Empresa de Pesagem”, repetindo a classificação obtida em 2014. Já dois dos seus produtos, a balança comercial BM5 XS e a báscula de pesar camiões PCM M1500, foram novamente eleitos os melhores nas suas categorias. Aliás, a báscula tem repetido o sucesso ano após ano, sendo a vencedora incontestável de todas as edições realizadas até ao momento destes prémios internacionais. Em ano de comemoração do cinquentenário da empresa, os responsáveis da Balanças Marques manifestaram o seu orgulho e enorme satisfação por mais este reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido e da qualidade dos seus produtos, prestado pelas centenas de votantes de cerca de 70 países. Estas distinções servem para reforçar a excelente imagem que a empresa tem dentro e fora de Portugal, assim como o posicionamento da sua marca e dos seus produtos no mercado internacional. Refira-se que a báscula de pesar camiões e a balança BM5 XS, bem como vários outros produtos da Balanças Marques, estão já presentes em inúmeros países, representando as exportações da empresa mais de 80% do valor total da faturação. Link para a lista de vencedores dos Weighing Review Awards 2017.

    saber mais
  • Março 28

    Balanças Marques premiada nos Weighing Review Awards 2017!

    Balanças Marques - Best Weighing Company, 3rd Place PCM M1500 - Best Truck Scale/Weighbridge BM5 XS - Best Retail Scale   A Balanças Marques conquistou o 3º lugar como Melhor Empresa de Pesagem a nível mundial e a BM5 XS e a PCM M1500 foram novamente eleitas, respetivamente, Melhor Balança de Retalho e Melhor Báscula de Pesar Camiões, nos prémios internacionais "Weighing Review Awards", cujos resultados de 2017 foram anunciados a 27 de março. Muito obrigado a todos pelos vossos votos, sem vocês estes prémios também não seriam possíveis. E um obrigado muito especial a todos os nossos colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.

    saber mais
  • Março 01

    Balanças Marques nomeada nos prémios “Weighing Review Awards 2017”

    A Balanças Marques é a única empresa portuguesa nomeada nos prémios internacionais "Weighing Review Awards". Igualmente nomeados estão a báscula de pesar camiões PCM M1500, a balança comercial BM5 XS e o software ETPOS. No ano em que comemora o 50º aniversário, a Balanças Marques é candidata, pela quarta vez consecutiva, à distinção de “Melhor Empresa de Pesagem” dos "Weighing Review Awards", prémios internacionais que visam distinguir as melhores empresas e produtos da área da pesagem. A Balanças Marques é uma das 36 empresas nomeadas de todo o mundo, sendo a única empresa portuguesa participante, tendo já sido eleita em 2014 a terceira melhor a nível mundial. A sua báscula de pesar camiões PCM M1500, um dos principais produtos da empresa pertencente ao Grupo José Pimenta Marques, que ganhou de forma incontestável as três primeiras edições dos “Weighing Review Awards”, está novamente nomeada na categoria de "Melhor báscula-ponte". A balança BM5 XS concorre para “Melhor Balança para Retalho”, distinção que conseguiu conquistar o ano passado, numa categoria em que também já foi vencedora, em 2014, outra das balanças da empresa, a BM5. Finalmente, está nomeado, também pela quarta vez, na categoria de “Melhor Software para Pesagem”, o software ETPOS, desenvolvido pela SDILAB, outra das empresas do Grupo José Pimenta Marques, e que integra vários dos equipamentos produzidos pela empresa bracarense, como as já referidas balanças BM5 XS e BM5. A votação para eleger as melhores empresas e produtos é aberta ao público em geral e decorre até 24 de março no portal “International Weighing Review”, na seguinte ligação: http://www.weighingreview.com/p/voting-for-weighing-review.html

    saber mais
  • Janeiro 31

    SIRHA confirmou crescimento da Balanças Marques em França

    A Balanças Marques faz um excelente balanço da sua participação na SIRHA, que se realizou de 21 a 25 de Janeiro, na cidade francesa de Lyon. A SIRHA não podia ter corrido melhor para a empresa do Grupo José Pimenta Marques. Durante os cinco dias de duração desta que é uma das maiores e mais importantes feiras mundiais dedicadas à restauração e hotelaria, o stand da Balanças Marques recebeu inúmeros visitantes, tendo sido estabelecidos diversos contactos promissores com potenciais novos clientes. “A SIRHA correu muito bem, tendo ultrapassado mesmo as nossas melhores expectativas”, revela Rafael Barbosa, Diretor Comercial da empresa em França. “Fizemos imensos contactos extremamente interessantes, de potenciais novos revendedores, o que nos abre ótimas perspectivas de continuarmos a crescer num mercado tão fundamental como o francês”. De facto, uma das ideias resultantes da presença na SIRHA é a de que a empresa e os seus produtos estão a conquistar espaço neste mercado tão apetecível quanto difícil. “Temos sentido, de feira para feira, um interesse cada vez maior pelos nossos equipamentos e o feedback que nos é transmitido nestes momentos pelos nossos atuais revendedores e os seus clientes tem sido o melhor”, acrescenta Rafael Barbosa. De forma esperada, a balança BM5 XS, um dos mais recentes equipamentos da Balanças Marques a chegar a França, centrou as principais atenções dos visitantes de entre as várias soluções de pesagem e sistemas de POS apresentadas pela empresa.

    saber mais
  • Janeiro 19

    Balanças Marques na SIRHA para consolidar presença no mercado francês

    A Balanças Marques está presente na Feira SIRHA, que se realiza de 21 a 25 de janeiro, em Lyon. A SIRHA, em França, marca o arranque da participação da Balanças Marques em feiras internacionais em 2017, ano em que a empresa comemora o seu cinquentenário. Realizado na Eurexpo de Lyon, a SIRHA é um dos maiores e mais importantes certames mundiais para a restauração e hotelaria, contando nesta edição com 3045 expositores e marcas internacionais, de 11 setores de produtos alimentares, equipamentos ou serviços. Rafael Barbosa, Diretor Comercial da empresa de distribuição em França, a Balances Marques, aponta como principais objetivos da participação “a consolidação da nossa posição no mercado francês e a angariação de novos clientes. Estar na SIRHA é fundamental para reforçarmos a nossa presença em França, mercado onde temos crescido ano após ano e onde os nossos produtos são cada vez mais reconhecidos”. A balança BM5 XS, o POS BM400 e o software de faturação ETPOS 5 serão os produtos em maior destaque por parte da empresa do Grupo José Pimenta Marques.

    saber mais
  • Dezembro 06

    Balanças Marques mostrou-se em feiras em Portugal e no Luxemburgo

    A Balanças Marques participou na EMAF, que se realizou em Matosinhos em finais de novembro, e na Portugal Expo, que se realizou no início de dezembro no Luxemburgo. A empresa do Grupo José Pimenta Marques faz um balanço positivo das duas feiras. Na 16ª edição da EMAF, a grande mostra do mundo da indústria em Portugal, a Balanças Marques tinha como grande objetivo divulgar o seu laboratório de calibração CallMarques, o que foi conseguido. Numa perspetiva de médio e longo prazo, e tendo em conta que muitos profissionais da área da indústria não terão conhecimento do laboratório ou dos seus serviços, era fundamental para a empresa fazer este trabalho de divulgação numa feira tão importante como a EMAF que, nesta edição, contou com uma enorme presença de participantes e de afluência de público, mostrando a vitalidade do setor. A Balanças Marques aproveitou igualmente a EMAF para dar a conhecer o seu vasto portefólio de equipamentos de pesagem industrial. José Ferreira, que liderou a representação da Balanças Marques, refere que, “no geral, a feira foi positiva, porventura não totalmente dentro das expectativas por nós criadas ao nível de contactos, mas compensada pela grande projeção conseguida para a empresa e para o Grupo José Pimenta Marques”. Os equipamentos mais procurados foram “as plataformas industriais e as balanças conta peças, visto estarmos a chegar ao final do ano e estar a aproximar-se o período dos inventários”, acrescenta José Ferreira. Balanças Marques também no Luxemburgo Com o principal objetivo de sentir o mercado luxemburguês, a Balanças Marques participou na primeira edição da feira Portugal Expo, tratando-se igualmente de uma excelente oportunidade para divulgar os produtos e a empresa num novo mercado. “A análise feita durante a feira foi ao encontro das nossas expectativas e vai no sentido da nossa decisão em investir naquele mercado durante 2017”, refere Rafael Barbosa, Diretor Comercial da empresa em França da Balanças Marques. “Deu para perceber que é um mercado com muito por onde explorar, especialmente na área da restauração, e já foi possível fazer alguns ótimos contactos”. Para ajudar neste trabalho de prospeção do mercado do Luxemburgo, a Balanças Marques já conta com o apoio de um revendedor local, português, a Informatique Rocha. De registar ainda a presença no stand da Balanças Marques da SafeValley, representante francesa do Cashdro, solução de pagamento automático.

    saber mais
  • Novembro 17

    Balanças Marques promove laboratório de calibração na EMAF

    A Balanças Marques participa na EMAF - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que se realiza de 23 a 26 de novembro na EXPONOR, em Matosinhos. Na 16ª edição da EMAF, a grande mostra do mundo da indústria em Portugal, a Balanças Marques vai destacar o seu laboratório de calibração CallMarques. Acreditado pelo IPAC desde 2012 para a calibração de todo o tipo de Instrumentos de Pesagem de Funcionamento Não Automático com capacidade entre a 1 miligrama e as 60 toneladas, o laboratório CallMarques destaca-se na área da Massa (Metrologia Industrial) por ter sido o segundo laboratório em Portugal a ter a maior gama e capacidade técnica para prestar o serviço de calibração de instrumentos de pesagem. A Balanças Marques já atua na área da metrologia legal desde 2002, garantindo experiência, capacidade, competência técnica e qualidade aos clientes do seu laboratório, podendo este serviço ser prestado nas instalações permanentes do CallMarques ou fora destas. Na EMAF, a Balanças Marques também vai dar a conhecer o seu vasto portefólio de equipamentos de pesagem industrial. A internacionalmente premiada báscula de pesar camiões PCM M1500 é o produto mais reconhecido da Balanças Marques, mas a empresa dispõe ainda de muitas outras soluções relevantes para a indústria, nomeadamente diferentes tipos de básculas, plataformas e visores. A Balanças Marques estará presente no stand G217 do pavilhão GAL2 da Exponor.

    saber mais
  • Outubro 31

    Hostelco com balanço positivo

    A Balanzas Marques esteve presente na Hostelco, em Barcelona, onde apresentou o «Charging Spot», um carregador universal de dispositivos móveis que motivou enorme interesse junto dos visitantes.   “Estamos muito satisfeitos com o impacto causado pelo Charging Spot”, refere Sérgio Pereira, Diretor Comercial da empresa de Espanha da Balanças Marques. “Tratando-se de uma nova tendência, o resultado não podia ser melhor”. A apresentação deste novo produto foi uma das razões para a grande afluência de visitantes ao stand da empresa durante os quatro dias de duração da Hostelco, feira de equipamentos para a hotelaria e restauração que se realizou em Barcelona, entre 23 e 26 de outubro. “Sentimos a enorme curiosidade existente por parte do público. Todos os gestores hoteleiros que nos visitaram consideram este produto como uma necessidade inovadora no seu negócio, opinião partilhada por toda a nossa rede de distribuição”, acrescenta o responsável comercial. Apesar do grande foco ter estado na apresentação do Charging Spot, a Balanzas Marques também levou à Hostelco uma outra novidade e ainda dois dos seus produtos estrela. “A balança BM5XS e o software de faturação ETPOS 5, para muito orgulho nosso, já dispensam qualquer apresentação em Espanha”, afirma o responsável da empresa pertencente ao Grupo José Pimenta Marques. “Apresentamos, igualmente, o novo POS2116, que será certamente um sucesso no mercado espanhol, uma vez que dará continuidade aos padrões de qualidade a que já estão habituados todos os nossos clientes”, conclui Sérgio Pereira.

    saber mais
  • Outubro 06

    «Charging Spot» é aposta da Balanzas Marques na Hostelco

    A Balanzas Marques participa, de 23 a 26 de outubro, na Hostelco, em Barcelona, onde apresentará algumas novidades, com destaque para o «Charging Spot», um carregador universal de smartphones. A Balanzas Marques vai apostar forte na divulgação do produto «Charging Spot» na Hostelco, feira de equipamentos para a hotelaria e restauração. Com um stand totalmente identificado com o produto, para o destacar ao máximo junto dos visitantes do evento, a empresa de Espanha da Balanças Marques vai demonstrar todas as vantagens da utilização do «Charging Spot» nas áreas de atividade do público-alvo da Hostelco. “O «Charging Spot» é um inovador e bastante versátil carregador universal de smartphones, já equipado com vários cabos de bateria, preparado para o carregamento, em simultâneo, de vários dispositivos móveis”, revela Sérgio Pereira, Diretor Comercial da Balanzas Marques. “O «Charging Spot» foi pensado para nos manter sempre conectados. Para estar num restaurante, hotel ou café, nos mais diversos espaços públicos onde as tomadas elétricas não estão sempre disponíveis”, acrescenta Sérgio Pereira, considerando, por isso, que “este é um produto muito apetecível para o mercado”. Apesar da existência de outras soluções semelhantes, Sérgio Pereira não tem dúvidas que “o que distingue o «Charging Spot» é a comodidade que oferece a cada um dos seus utilizadores. Mais ainda, carrega enquanto está arrumado, é muito simples disponibilizá-lo nos diferentes locais, é um excelente meio para fidelizar ou atrair clientes e uma estratégica ferramenta de marketing”. Além do «Charging Spot», a Balanzas Marques levará à Hostelco a balança BM5 XS, que já é um sucesso de vendas em Espanha, um novo conjunto POS, assim como revelará o novo modelo de anuidade do software de faturação ETPOS 5. A Balanzas Marques estará no stand G722, no nível zero do Pavilhão 3 do Recinto Gran Vía da Feira de Barcelona.

    saber mais
  • Agosto 10

    Entrevistas com clientes de peso:
    Antero e Companhia está “sempre atenta” ao negócio do aço

    Com quase nove décadas de história, a Antero e Cª tem traçado um percurso marcado por uma constante evolução, no mercado do ferro. A integração no Grupo Hiemesa significou uma viragem na expansão desta empresa que é, simultaneamente, cliente e fornecedora da Balanças Marques. Fique a conhecer um pouco mais da sua história e do seu negócio, através de uma entrevista com o diretor-geral, Afonso Ribeiro.   Pode fazer um pequeno resumo da história da Antero e Companhia? A origem da empresa remonta a 1928. Começou no centro do Porto, nas ruas típicas da distribuição, naquelas pequenas casas de ferragens que existem ali. Era de uma família, cujo proprietário principal se chamava Antero. Aquele negócio, muito porta a porta, foi crescendo e, em determinada altura, fizeram um armazém, já nos anos 50, aqui em Vila Nova de Gaia, em Coimbrões. Mais tarde, a família vendeu o negócio à Soares da Costa. Posteriormente, no início dos anos 90, quando o grupo Hiemesa, de Barcelona, que já tinha várias empresas em Espanha, quis ter um ramo em Portugal, adquiriu esta empresa à Soares da Costa, porque já estava minimamente montada e tinha já um princípio de trabalho.      O que mudou com a integração no Grupo Hiemesa? O Grupo Hiemesa revolucionou completamente o negócio. Esse armazém em Coimbrões era uma coisa muito pequenina, sem grande capacidade e foi completamente substituído. Foi criado este, aqui em Avintes, onde estamos agora, já com um layout adequado às necessidades do negócio do ferro. Foi também adquirido um outro armazém em Vila do Conde, que ainda temos. Passados três ou quatro anos foi feito outro armazém, na Mealhada. E, finalmente, há cerca de seis anos, construímos também um armazém no Sul, na zona das Caldas da Rainha. Portanto, foi aqui que se deu o verdadeiro crescimento da empresa.   Quantos funcionários tem a empresa? Estamos a falar à volta de 80 pessoas, nas quatro delegações que temos.   Qual foi o volume de faturação em 2015? O volume da faturação da empresa foi, no ano passado, de cerca de 32 milhões de euros.       E qual é a principal área de negócio? Temos dois negócios: a área do ferro, propriamente dito, que é onde as básculas são mais utilizadas e um negócio lateral, um cross-selling, que é a área das ferragens, através do qual vendemos consumíveis, máquinas, ferramentas, produtos de segurança, entre outros produtos...   Nesta área abriram, inclusive, uma loja online… Exatamente. Há cerca de um ano e meio, mais ou menos, abrimos uma loja online, que também fazia sentido, não só em termos de divulgação, mas também de vendas, porque há clientes que fazem compras pela internet. No fundo, quisemos também tentar abrir um pouco o leque e o mercado. Ter também uma ferramenta mais expedita para pequenas encomendas.         Como tem a empresa atravessado a conjuntura económica dos últimos anos? A faturação tem baixado nestes anos. O ano com mais vendas foi em 2008 e reduzimos significativamente, porque o mercado caiu. O que nos tem ajudado nesta fase é, sobretudo, estar próximo dos clientes que conseguem fazer uma coisa que nós não fazemos: exportar. Nós somos uma empresa interna, virada mais para o mercado nacional, mas os nossos clientes são exportadores.       Além de Portugal, vendem em mais algum país? Estamos essencialmente no mercado nacional, mas também vendemos alguma coisa no estrangeiro, sobretudo no norte de Espanha, na Galiza. Mas pouco, porque o mercado espanhol também passou por dificuldades muito grandes.   E não pensam em exportar? Nós diretamente não podemos, porque exportar implica ter armazéns de distribuição local nesses países. Indiretamente, sim, às vezes há empresas no exterior que adquirem material aqui, mas é difícil. O objetivo da Antero e Cª é vender às empresas em Portugal. Mas a maioria dos nossos clientes, como é o caso da Balanças Marques, depois vendem no mercado estrangeiro os seus produtos e assim conseguem estar no exterior. No fundo é esse o negócio que nos interessa: ser exportadores, indiretamente, através dos nossos clientes.          São clientes da Balanças Marques há alguns anos. Quantas básculas têm? Temos uma báscula em cada uma das três delegações: Avintes - Vila Nova de Gaia, Mealhada e Caldas da Rainha. Já temos uma parceria convosco há muitos anos e conhecemos muito bem a empresa. Somos, simultaneamente, clientes e fornecedores. Conhecemos todas as pessoas dentro da empresa e é um cliente que gostamos de acarinhar. A báscula que temos aqui tem cerca de dois ou três meses. Tínhamos uma, que veio desde a origem do armazém, dos anos 90, mas com o desgaste natural da utilização, foi necessário trocar. Colocámos um modelo mais moderno, que nos foi aconselhado pelos Vossos serviços técnicos [PCM M1500]. Percebemos que é um produto com bastante qualidade e foi um bom investimento. Foi relativamente simples substituir a antiga pela nova e a adaptação da infraestrutura também foi relativamente fácil. Depois, aproveitámos também para renovar a parte dos utilizadores, trocámos o visor, onde aparecem as medições, e alterámos também – já não tem a ver convosco, mas aproveitando – as câmaras, colocando um visor mais moderno. No fundo, foi uma adaptação às novas realidades.   Em que ações são usadas as básculas? Para pesar material que sai e que entra. Fazemos um controlo da pesagem dos camiões que vêm dos nossos fornecedores e, quando saem daqui, têm outro controlo de pesagem, porque é a nossa credibilidade junto dos clientes que está em causa. Queremos que eles vejam que os produtos são bem pesados. São balanças aferidas, tudo com rigor. São um serviço extra que prestamos ao cliente. Alguns têm báscula e podem verificar, mas há muitos que não têm e, por isso, a nossa credibilidade no mercado também passa por aqui.   Quais as principais dificuldades que uma empresa como a Antero e Cª enfrenta em Portugal? Quando o mercado interno do setor da metalomecânica caiu, a maior parte dos nossos clientes teve que fazer essa viragem e, no fundo foi isso que manteve o setor. Senão as coisas seriam bem piores. O setor da construção civil, puro e duro, teve um abalo muito grande, porque houve empresas que não conseguiram sair para o exterior. Na área da metalomecânica os consumos do aço são feitos internamente.    Tem sido muito discutida a questão de importação de aço da China. Também afeta a Antero e Cª? Sim. Aliás, todo o setor. O nosso mercado natural de compra é a Europa, sobretudo a Península Ibérica, mas, com as quebras nos consumos, que se verificaram a partir de 2008, passou a haver uma produção local excessiva. Isto implica que haja bastante pressão sobre o preço do aço dos fabricantes e, por isso, vivemos continuamente ciclos de fortes subidas e descidas nos preços. Esta situação agravou-se no ano passado, a partir do verão, quando o Banco Central Chinês desvalorizou muito a moeda chinesa. Com a desvalorização da moeda, o preço do aço da China, que já por si era barato, tornou-se muito agressivo nos mercados internacionais, num espaço de três ou quatro meses.  Em meia dúzia de anos, a China deixou de ser um dos principais compradores, para passar a ser um dos principais exportadores de aço mundiais, pois produz mais de metade do aço mundial, hoje em dia.  Mas como o crescimento económico chinês abrandou nos últimos anos, o mercado chinês ficou com excesso de produção de aço e a tendência natural foi exportar. Por estes motivos, a partir do verão do ano passado, há cerca de um ano, começou a chegar à Europa muito aço vindo da China, com preços muito, muito baixos.  Isso levou a uma deflação brutal do preço do aço, o que tem consequências gravíssimas, pois se os fabricantes europeus já tinham dificuldades, quando surgem produções massivas vindas de fora, e com preços tão baixos, é uma condenação de todo o setor a curto prazo. Há notícias do início do ano, por exemplo, que dão conta de como todo o setor do aço na Inglaterra passou por dificuldades imensas, com encerramento de muitas das fábricas aí existentes.  A Inglaterra, que não está no euro, tem uma moeda muito forte, pelo que o seu aço fica caríssimo, portanto, não conseguem ter muita competitividade. E isto levou a problemas muito graves.   Entretanto a União Europeia demonstrou-se também preocupada com esta questão e prometeu tomar medidas… Exatamente. Porque, das duas, uma: ou o setor do aço implode, porque a maioria dos fabricantes não irá aguentar; ou então aparecem algumas barreiras anti-dumping. As notícias que começaram a surgir a partir do segundo trimestre, é que, efetivamente, a Comissão Europeia já começou a estudar alguns anti-dumping’s. Nalguns produtos já saíram inclusivamente alguns anti-dumping’s, agora interessa perceber se realmente se vão estender isto a outros produtos. Em princípio sim. É evidente que já temos algumas movimentações do lado dos chineses. Por outro lado, existe a possibilidade de, no final do ano, a China ser considerada como um país de economia de mercado dentro das regras do comércio livre da OMC – Organização Mundial do Comércio, o que põe problemas à colocação dos anti-dumping’s. Este prazo está a aproximar-se rapidamente, portanto há aqui um período de incerteza. A expetativa do mercado é que sairão alguns anti-dumping’s, o que fará com que seja possível às empresas fabricantes europeias viverem de uma forma mais saudável. Se isso não acontecer, depois, há o risco do aço voltar a cair para níveis muito baixos. E claro que, hoje em dia, esse é o risco de todo o setor. Em qualquer setor, vender um produto a um determinado preço ou a sua metade, tem impactos muito importantes… Na logística, em todo o manuseamento do aço e, por isso, se o aço voltar a níveis muito baixos, toda a geografia no setor da Europa mudará muito. Está tudo em aberto. Mas é realmente um grande desafio que o nosso setor tem pela frente.   Qual o segredo para o sucesso da Antero e Cª?  Trabalho (risos). Não há uma fórmula. Tem que se estar atento ao mercado todos os dias, perceber as mutações, porque é um mercado e um setor muito dinâmico. É preciso dar toda a atenção ao cliente, ver o que ele quer e tentar melhorar. No fundo, é como qualquer negócio. Tem muitas áreas de risco, portanto temos de estar sempre muito atentos. Quando estamos a comprar, temos de tentar antecipar riscos, porque se compramos mal, afeta o negócio e a venda. Há um espírito de autocrítica que se está permanentemente a adaptar ao mercado. É o trabalho a que nós chamamos, internamente, o trabalho de formiga. Não é feito com grandes mudanças, mas percebendo que este cliente tem este consumo, o outro tem aquele, que temos que melhorar aqui e ali, porque é que este cliente não comprou…  É todo este trabalho de dia a dia, que dá trabalho. É um trabalho pequeninho, não é nenhuma fórmula, nem uma varinha mágica. Não há nenhum dado como adquirido. Quer dizer que amanhã chegamos aqui e os desafios são diferentes. Há que estar sempre em cima do mercado, sempre a trabalhar. É um bocadinho por aqui.   E há algum projeto, alguma novidade para o próximo ano? Estão a pensar em alguma coisa? Dentro desta filosofia, temos projetos na renovação da frota logística. Temos feito algumas alterações, no tipo de camião que utilizamos, por exemplo, e muitos investimentos a nível informático, como é o caso da loja online, para nos aproximarmos do cliente. Há ainda algumas melhorias que vamos fazendo, para prestar algum serviço adicional ao cliente e alguns projetos a nível informático. Nada de bombástico, mas pequenos projetos que todos os dias vamos melhorando.

    saber mais
  • Julho 15

    Software de pesagem da Balanças Marques adaptado às novas regras de pesagem da Convenção SOLAS

    Temos a certeza que já sabe de cor as novas regras impostas pela Convenção SOLAS à pesagem de contentores, e que entraram em vigor no dia 1 de julho. No entanto, sabemos também que são muitos aqueles que ainda não têm a certeza de estarem a cumprir todos os requisitos, sobretudo, no que diz respeito ao documento de embarque, que tem agora, obrigatoriamente, de acompanhar o contentor, obedecendo a regras muito específicas. Dos dois métodos de pesagem certificada possíveis de utilizar, o mais usado é o Método 1, que consiste na pesagem do contentor fechado e selado. Mas, de acordo com as alterações impostas, passou também a ser obrigatória a apresentação de um documento de embarque, onde a pessoa devidamente autorizada pelo carregador atesta o peso bruto verificado do contentor consolidado. Com vista a dar resposta a esta nova exigência, a Balanças Marques lançou uma versão do software de pesagem WinSimplex, especialmente adaptada aos requisitos estabelecidos pela Convenção SOLAS. Desta forma, poderá ter a certeza de estar a cumprir todas as novas exigências, pois dispõe de um software de confiança, ligado a uma báscula ponte de qualidade reconhecida internacionalmente, e que cumpre todas as normas de verificação metrológica. O WinSimplex emite o documento necessário para atestar legalmente o peso bruto verificado do contentor, onde constam todas as informações necessárias, como o peso bruto e o código de identificação do contentor, o número de selo, o método utilizado e o nome e apelido do responsável, em maiúsculas, além da data, morada do local de pesagem do contentor e matrícula do semirreboque ou do camião. Esta 'dupla' de confiança permite-lhe determinar com precisão o peso bruto verificado de um contentor, sendo, por isso, a melhor solução para dar resposta às exigências da Convenção SOLAS.   English version

    saber mais
  • Junho 07

    Balanças Marques integra associação europeia de fabricantes de equipamentos de pesagem

    Empresa do Grupo José Pimenta Marques foi convidada a fazer parte da CECIP, tendo a sua integração sido votada e aprovada na 66ª Assembleia-geral da Associação, que se realizou entre 1 e 4 de junho em Viena, na Áustria. O convite para a Balanças Marques fazer parte da organização partiu do Secretário-Geral da CECIP, Friedrich Trosse, de forma a representar Portugal a nível europeu, uma vez que não existe no nosso país uma associação que represente o setor. Os membros que constituem a CECIP aprovaram por unanimidade a entrada da Balanças Marques, em votação realizada no passado dia 3 de junho, durante a realização da mais recente Assembleia-Geral da instituição. Em representação da Balanças Marques em tão importante momento, estiveram Paulo Marques, Diretor Comercial, e Tiago Marques Pereira, Responsável pelo Planeamento Estratégico. “É, para nós, um enorme orgulho fazer parte desta associação europeia e tudo faremos para representar e defender da melhor forma o setor da pesagem de Portugal”, afirma Tiago Marques Pereira. “Trata-se, igualmente, de um enorme privilégio termos sido escolhidos para representar o nosso país, dado que não existe nenhuma associação similar em Portugal”. Paulo Marques sublinha precisamente o facto da Balanças Marques passar a ser a primeira e única empresa a fazer parte da CECIP. “Todos os outros países são representados por associações de empresas, sendo nós a exceção. Portugal não possui uma associação, daí que tenham feito o convite a uma empresa. O terem convidado a Balanças Marques e a integração ter sido aprovada de forma unânime, significa imenso para nós. Julgo que representa o reconhecimento do nosso trabalho e da projeção do nosso nome na Europa”, revela Paulo Marques. A CECIP é constituída por Associações de Empresas do setor da pesagem de 14 países, a que se junta agora a Balanças Marques, tendo como objetivo o estabelecimento de normas comuns e harmonizadas a adotar a nível europeu e internacional para garantir a segurança e qualidade para os consumidores e utilizadores de instrumentos de pesagem.   Legenda da foto: Paulo Marques (Diretor Comercial Balanças Marques), Friedrich Trosse (Secretário-Geral da CECIP), Urs Widmer (Presidente da CECIP e Head of Industrial Division da Mettler Toledo) e Tiago Marques Pereira (Planeamento Estratégico Balanças Marques)   English version

    saber mais
  • Maio 03

    Alimentaria Barcelona foi aposta ganha para a Balanças Marques

    Foram muitos os visitantes que passaram pelo stand da Balanzas Marques, empresa de distribuição em Espanha da Balanças Marques, durante a 40ª edição da Alimentaria – Salão Internacional de Alimentação e Bebidas, que se realizou em Barcelona, de 25 a 28 de Abril.   Com um impacto económico gigantesco, o certame espanhol terminou os quatro dias de exposição com um espantoso registo de 140 mil visitantes, oriundos de 157 países, mais 16 do que a edição de 2014. A Balanças Marques fez uma aposta muito forte na Alimentaria, marcando presença com um moderno stand de 50 metros quadrados, onde deu a conhecer as novidades nas áreas da pesagem comercial e industrial, bem como diversas soluções para a restauração e retalho, incluindo o software de gestão e faturação ETPOS 5. O Diretor Comercial da Balanzas Marques, Sérgio Pereira, afirmou que o balanço da participação na Alimentaria “não podia ser melhor”, pois registou-se “uma grande afluência de público interessado” da qual resultaram “muitos contactos de profissionais do setor, de várias nacionalidades”. O espaço da empresa do Grupo José Pimenta Marques recebeu a visita “tanto de distribuidores, como de utilizadores finais dos nossos produtos, aos quais temos novamente de agradecer, pois foi muito gratificante o feedback recebido”, frisa o responsável comercial. Para Sérgio Pereira, o balanço da participação na Alimentaria vem, “sem dúvida, demonstrar a consolidação da aposta no mercado internacional, especialmente no espanhol”.

    saber mais
  • Abril 29

    Regresso às feiras nacionais foi um sucesso

    A Balanças Marques marcou presença, de 21 a 25 de abril, na Ovibeja, assinalando assim o regresso às feiras nacionais.   Esta foi a primeira vez que a empresa do Grupo José Pimenta Marques participou neste certame, tendo como intuito a divulgação dos seus produtos e equipamentos mais relevantes para o setor agro-industrial. José Ferreira, que liderou a representação da Balanças Marques numa das maiores feiras de agricultura de Portugal, evidenciou a sua satisfação pelos resultados alcançados durante os cinco dias de exposição. “A Ovibeja foi uma nova experiência, que correu da melhor maneira, para a Balanças Marques. Conseguimos o objetivo previsto, que era dar uma maior visibilidade aos nossos produtos e à nossa marca na zona do Baixo Alentejo”. José Ferreira frisou, ainda, o facto da Ovibeja “concentrar as empresas, os negócios e as indústrias mais importantes da região, tendo sido rica em contactos”. Além disso, acrescenta, a participação foi “muito importante para a promoção da imagem, não só da Balanças Marques, mas de todo o Grupo José Pimenta Marques”.

    saber mais
  • Abril 28

    Balanças Marques faz balanço “excelente” da participação na InterWeighing

    A Balanças Marques marcou presença na maior feira mundial de equipamentos de pesagem e acessórios para a indústria, a InterWeighing, que se realizou de 20 a 22 de abril, em Chengdu, na China, terminando a sua participação com um balanço “excelente”.   Durante três dias, o certame chinês, que já se assumiu como ponto de encontro, por excelência, para os fabricantes de pesagem industrial de todo o mundo, recebeu milhares de visitantes. O stand da Balanças Marques, que participou na feira através da sua empresa na China, a Marques Electronic Technology (Ningbo), não foi exceção, tendo sido ponto de interesse e de paragem para muitos profissionais e clientes do setor. Paulo Marques, Diretor Comercial da Balanças Marques, revela que foi “surpreendente a afluência de público e o tamanho da feira, especialmente pelo facto de se ter realizado numa cidade menos central como é Chengdu, em comparação com Xangai”. Segundo o responsável, este certame veio confirmar “o interesse do mercado indiano, de onde recebemos muitos visitantes, muito particularmente nas nossas básculas de pesar camiões”. Ao longo dos três dias, o stand da empresa do Grupo José Pimenta Marques foi visitado por potenciais clientes “de todos os continentes, sem exceção”, motivo pelo qual, garante Paulo Marques, “estamos motivados para apostar ainda mais no próximo ano na participação na InterWeighing”. Esta foi uma feira “mesmo global, um verdadeiro ponto de encontro de todos os profissionais e clientes do setor da pesagem”, concluiu o Diretor Comercial da Balanças Marques.

    saber mais
  • Abril 08

    Balanças Marques participa em três feiras de diferentes países

    Chengdu, na China; Beja, em Portugal; e Barcelona, em Espanha. São estes os destinos da Balanças Marques em abril, no que respeita a participação em feiras.   A Balanças Marques vai estar presente em três importantes feiras, em três diferentes países: na maior feira do mundo do setor da pesagem (Interweighing, na China); numa das maiores feiras de agricultura de Portugal (Ovibeja); e na maior feira da Europa do setor da restauração (Alimentaria, em Espanha). A empresa do Grupo José Pimenta Marques continua, assim, a apostar forte na divulgação dos seus produtos em certames de grande importância, estratégia que tem proporcionado resultados extremamente positivos nos últimos anos. A primeira paragem acontece no continente asiático, na China, onde se realiza a InterWeighing, entre os dias 20 e 22 de abril, este ano na cidade de Chengdu. A participação na maior feira mundial de equipamentos de pesagem e acessórios para a indústria e ponto de encontro, por excelência, para os fabricantes de todo o mundo, já é considerada obrigatória para os responsáveis da Balanças Marques. Algo que se tornou ainda mais fundamental após a criação naquele país, no início de 2015, da Marques Electronic Technology (Ningbo). De 21 a 25 de abril, acontece o aguardado regresso da empresa às feiras nacionais, marcando presença na Ovibeja, uma das feiras mais importantes dedicada ao setor da agricultura, para o qual a Balanças Marques dispõe de vários equipamentos do maior interesse. Finalmente, segue-se uma forte representação na Alimentaria Barcelona, entre 25 e 28 de abril. Entre algumas novidades e alguns clássicos quanto a produtos, destaca-se a balança BM5 XS, que já é um sucesso de vendas em Espanha. Este é um dos principais mercados internacionais para a Balanças Marques, onde a sua empresa de distribuição, com sede em Valência, registou um crescimento do volume de negócios de quase 40% no ano de 2015.

    saber mais
  • Março 30

    Produtos da Balanças Marques vencem prémios internacionais de pesagem

    A balança BM5 XS e a báscula de pesar camiões PCM M1500 foram eleitas as melhores nas categorias de "Melhor Balança de Retalho" e "Melhor Báscula-Ponte", respetivamente, nos prémios internacionais "Weighing Review Awards". A PCM M1500 conquistou o prémio pelo terceiro ano consecutivo.   A Balanças Marques voltou a representar o que de melhor se faz em Portugal na área da pesagem nos prémios internacionais “Weighing Review Awards 2016”, organizados pelo portal “International Weighing Review” e cujos resultados da terceira edição foram anunciados a 28 de março. A empresa do Grupo José Pimenta Marques teve dois dos seus produtos escolhidos como os melhores nas suas categorias, a Balança BM5 XS, na primeira vez em que foi nomeada, e a báscula PCM M1500, vencedora incontestável em todas as edições já realizadas. Francisco Marques, CEO da Balanças Marques, revela o orgulho que representam mais estas distinções. “Foi com enorme satisfação que vimos, mais uma vez, ser reconhecida a qualidade dos nossos produtos. Sem dúvida que o nome e a boa imagem da Balanças Marques, tanto em Portugal como no estrangeiro, saem reforçados com estes prémios”. Francisco Marques faz notar que “estas distinções também trazem mais responsabilidade, porque é importante manter o nível atingido, aumentando a exigência, tanto interna como externamente”. O CEO da Balanças Marques considera, ainda, que “o mérito deve ser distribuído por todos os colaboradores, bem como por todas as empresas do Grupo José Pimenta Marques e respetivos colaboradores, porque sem todos isto não seria possível. Da mesma forma que não seria possível sem o contributo de todos os nossos clientes, parceiros, fornecedores e amigos”, conclui. Registe-se que as básculas de pesar camiões da Balanças Marques estão presentes em inúmeros países, sendo uma das razões para as exportações significarem mais de 80% do valor total da faturação da empresa, e que a balança BM5 XS, lançada em 2015, é já um sucesso de vendas em Portugal e Espanha. Todos os vencedores dos Prémios “Weighing Review Awards 2016” podem ser consultados em http://www.weighingreview.com/2016/03/weighing-review-readers-choice-awards.html

    saber mais
  • Março 01

    EuroCIS proveitosa em contactos

    EuroCIS terminou com um saldo muito positivo para a Balanças Marques. Feira na Alemanha foi muito proveitosa ao nível de contactos internacionais estabelecidos.   Foram cumpridas as expectativas da participação da Balanças Marques na EuroCIS, uma das maiores feiras mundiais dedicada à tecnologia para o setor do retalho, que se realizou entre 23 e 25 de fevereiro, em Düsseldorf, na Alemanha. Paulo Marques, diretor comercial da empresa pertencente ao Grupo José Pimenta Marques, refere que foram estabelecidos ótimos contactos com potenciais novos clientes, considerando que o tipo de visitante da EuroCIS é o mais pretendido nestas participações em feiras internacionais. “A EuroCIS não foi uma feira de enchentes, mas sim uma daquelas feiras em que se traz muito trabalho para casa”, afirma com satisfação Paulo Marques. “Recebemos visitas muito interessantes, de profissionais do setor do retalho provenientes das mais diversas partes do mundo, desde o Irão à Argentina”. O responsável comercial realça o potencial de negócio enorme que este tipo de visitas possui, “são visitas muito personalizadas e quase agendadas, de profissionais verdadeiramente interessados nos nossos produtos e na sua comercialização nos seus países”. Nesse sentido, Paulo Marques refere o estabelecimento “de contactos muito interessantes para dois novos mercados, mas, e como o segredo ainda é a alma do negócio, para já não é oportuno revelar esses mercados, esperamos brevemente poder divulgar notícias mais detalhadas sobre este assunto”. A Balanças Marques levou à EuroCIS as suas novidades para o setor do retalho, nomeadamente a balança BM5 XS, o equipamento de POS BM400 e o software de faturação ETPOS 5. A edição de 2016 deste certame, já considerada um enorme sucesso pela organização, contou com a presença de mais de 400 expositores provenientes de cerca de 30 países e mais de 10 mil visitantes.

    saber mais
  • Fevereiro 29

    Balanças Marques novamente nomeada nos prémios “Weighing Review Awards”

    A Balanças Marques está nomeada, pelo terceiro ano consecutivo, para "Melhor Empresa de Pesagem" nos prémios internacionais "Weighing Review Awards", o mesmo sucedendo com a báscula PCM M1500 na categoria de "Melhor báscula-ponte" e com o ETPOS na categoria de "Melhor Software para Pesagem". Novidade na edição de 2016 é a nomeação da balança BM5 XS na categoria de "Melhor Balança de Retalho".   Da responsabilidade do portal “International Weighing Review”, realiza-se este ano a terceira edição dos "Weighing Review Awards", prémios que visam distinguir as melhores empresas e produtos da área da pesagem. A Balanças Marques é uma das 42 empresas nomeadas de todo o mundo, repetindo a nomeação dos anos anteriores, quando foi a única empresa portuguesa participante, tendo sido eleita em 2014 a terceira melhor. Merece igualmente destaque a nomeação da báscula de pesar camiões PCM M1500, um dos principais produtos da empresa pertencente ao Grupo José Pimenta Marques, que venceu de forma incontestável as duas primeiras edições dos “Weighing Review Awards” na categoria de "Melhor báscula-ponte". Novidade na edição deste ano é a nomeação da nova balança BM5 XS, um dos mais recentes produtos da Balanças Marques, que concorre para a distinção de “Melhor Balança para Retalho”, categoria em que saiu vencedora, em 2014, outra das balanças da empresa, a BM5. Finalmente, o software ETPOS, desenvolvido pela SDILAB, outra das empresas do Grupo José Pimenta Marques, e que integra vários dos equipamentos produzidos pela empresa bracarense, como as já referidas BM5 e BM5 XS, está nomeado, também pela terceira vez, na categoria de “Melhor Software para Pesagem”. A votação para eleger as melhores empresas e produtos é aberta ao público em geral e decorre até 25 de março no portal “International Weighing Review”, na seguinte ligação: http://www.weighingreview.com/p/voting-for-weighing-review.html A Balanças Marques, do Grupo José Pimenta Marques, com sede em Celeirós, Braga, é uma empresa com quase 50 anos de atividade no fabrico de balanças, especializada em todo o tipo de equipamentos de pesagem comercial e industrial, sendo hoje uma das principais empresas a operar na Península Ibérica nestes dois setores da Pesagem.

    saber mais
  • Fevereiro 19

    Balanças Marques na EuroCIS

    A Balanças Marques participa numa das maiores feiras mundiais dedicada à tecnologia para o setor do retalho, que se realiza em Düsseldorf, na Alemanha, entre 23 e 25 de fevereiro.   Para aquela que é uma feira obrigatória para todos os decisores ligados de alguma forma ao setor do retalho, a Balanças Marques leva as suas mais recentes novidades para esse mercado, nomeadamente a balança BM5 XS, o equipamento de POS BM400 e o software de faturação ETPOS. Entre fabricantes, clientes ou intermediários, esperam-se mais de nove mil visitantes internacionais na EuroCIS, em busca das inovações tecnológicas para o setor retalhista apresentadas por mais de 400 expositores provenientes de cerca de 30 países. Desta forma, a participação neste certame é considerada fundamental na estratégia internacional da Balanças Marques, empresa do Grupo José Pimenta Marques que continua a apostar bastante na expansão do seu negócio e em manter-se na vanguarda tecnológica com produtos totalmente desenvolvidos por si. A BM5 XS é uma balança com ecrã tátil que reúne todas as características desejadas para o setor do retalho: preço competitivo, tamanho reduzido, fiabilidade, performance e design. O elevado desempenho da BM5 XS é garantido por processadores ARM de última geração e por uma “motherboard” totalmente desenvolvida e produzida pela Balanças Marques. O mesmo sucedendo com o BM400, um poderoso equipamento cuja “motherboard” foi desenvolvida especificamente para POS, sem componentes desnecessários e dispensando futuros upgrades, assegurando a eficiência e rapidez do equipamento, assim como a sua longevidade. Ambos os equipamentos funcionam com a mais recente versão do software ETPOS, desenvolvido pela SDILAB, outra das empresas do Grupo José Pimenta Marques. O ETPOS 5 significa um enorme passo em frente, trazendo novas e importantes funcionalidades, além de uma imagem renovada, estando disponível em vários idiomas e para as plataformas Windows, Linux e Android.

    saber mais
  • Fevereiro 12

    Balanças Marques faz balanço positivo da presença na Europain

    Participação na Europain & Intersuc, que se realizou em França, foi considerada positiva pelos responsáveis da empresa do Grupo José Pimenta Marques.   Tendo partido para o evento com o objetivo de reforçar a sua presença no mercado francês, a Balanças Marques considera que a Europain & Intersuc esteve dentro do esperado. “Pudemos mostrar aos nossos clientes e revendedores algumas das nossas novidades e estabelecemos vários contactos com potenciais novos clientes, que ficaram a conhecer melhor a nossa empresa e os nossos produtos”, refere Rafael Barbosa, Diretor Comercial da empresa de distribuição em França, a Balances Marques. O software ETPOS 5 e o POS BM400 estiveram em destaque no stand da Balanças Marques, a que se juntaram vários equipamentos já bem conhecidos do mercado, nomeadamente a balança BM5. “A recetividade aos nossos produtos é sempre muito boa em todas as feiras em que participamos e a Europain não foi exceção”, acrescenta Rafael Barbosa. “Estamos confiantes que vamos continuar a crescer no mercado francês e que os novos produtos vão contribuir decisivamente para isso”. A presença na Europain & Intersuc, uma das principais feiras mundiais dedicada aos setores da pastelaria, padaria e restauração, era considerada fundamental para reforçar o posicionamento em França, mercado onde, em 2015, a empresa registou um forte crescimento, com uma subida de 60% no seu volume de negócios. “Sem dúvida que esta feira veio reforçar a nossa posição no mercado francês”, conclui Rafael Barbosa.

    saber mais
  • Janeiro 28

    Balanças Marques na Europain para reforçar posição no mercado francês

    A Balanças Marques participa na Europain & Intersuc, uma das principais feiras mundiais dedicada aos setores da pastelaria, padaria e restauração, que se realiza em França de 5 a 9 de fevereiro.   A Balanças Marques já está em contagem decrescente para mais uma participação numa importante feira internacional, a primeira em 2016. Em Paris, a empresa do Grupo José Pimenta Marques pretende dar uma amostra do futuro próximo, aos seus revendedores e ao mercado francês em geral, apresentando o software ETPOS 5 e os novos equipamentos produzidos com tecnologia ARM, nomeadamente o POS BM400. Rafael Barbosa, Diretor Comercial da empresa de distribuição em França, a Balances Marques, afirma que “estas apresentações são importantes para dar a conhecer os novos produtos aos revendedores que não se puderam deslocar a Braga em dezembro passado para esse efeito e também para sentir a reação dos clientes finais ao novo software ETPOS 5, lançado recentemente pela SDILAB”. Desta forma, refere Rafael Barbosa, “queremos reforçar a nossa presença no mercado dos POS, estabelecendo também novos contactos com diferentes revendedores dessa área”. De resto, a presença na Europain & Intersuc é considerada fundamental para reforçar o posicionamento da empresa em França, mercado onde, em 2015, registou um forte crescimento, com uma subida de 60% no seu volume de negócios. “As expectativas para esta feira são altas, tal como sucedeu no ano anterior aquando da SIRHA. Esperamos com esta participação reafirmarmos a nossa posição no mercado francês, em particular na área dos POS”, conclui Rafael Barbosa.

    saber mais
  • Janeiro 12

    Balanzas Marques com novas instalações em Valência

    A Balanzas Marques acaba de estrear novas instalações em Valência, tendo, igualmente, reforçado a sua equipa.   Resultado do forte crescimento em 2015, cujo volume de negócios subiu quase 40% em relação ao ano anterior, a Balanzas Marques dispõe, desde o início de 2016, de novas instalações em Valência (na C/ Impresor Monfort, 24 Bajo), usufruindo de melhores condições para continuar a prestar um serviço de qualidade em Espanha. De acordo com Sérgio Pereira, Diretor Comercial, “este será, sem dúvida, um passo muito importante para o crescimento da empresa e que nos continuará a permitir olhar para o mercado espanhol com o mesmo carinho de sempre mas, desta vez, com outra projeção, o que certamente irá garantir o contacto mais direto com o canal de distribuição”. Criada em 2011, para fazer a distribuição dos produtos Marques em Espanha, nomeadamente equipamentos de pesagem e soluções de POS, a Balanzas Marques teve em 2015 o seu melhor ano. Sérgio Pereira justifica este resultado “com a própria reorganização da estrutura da empresa, que levou a uma nova estratégia comercial e a uma maior presença junto dos nossos distribuidores, tendo contribuído, ainda, o lançamento de alguns novos produtos, bastante apelativos para o mercado”. Sérgio Pereira não esconde que em 2016 “o compromisso assumido será de continuar a crescer” e, nesse sentido, a Balanzas Marques voltou a reforçar a sua equipa, ao nível do apoio administrativo e financeiro, assim como decidiu centralizar a sua sede fiscal em Valência, de modo a otimizar recursos.

    saber mais
  • Dezembro 09

    Ação de formação para revendedores de França e Bélgica foi um sucesso

    No passado dia 4 de dezembro, a Balanças Marques, através da sua empresa em França, a Balances Marques, realizou, em Braga, uma ação de formação para os revendedores dos mercados francês e belga. Intitulada “ETPOS 5 et la nouvelle technologie ARM” (“ETPOS 5 e a nova tecnologia ARM”), a ação teve como principal objetivo dar a conhecer a versão 5 do software de faturação ETPOS, que significa um enorme passo em frente, trazendo novas e importantes funcionalidades, além de uma imagem renovada. A empresa aproveitou, igualmente, para apresentar um conjunto de equipamentos com a mais recente tecnologia ARM, que já usam o ETPOS 5 e que também são novidades para o mercado - a balança BM5 XS, os equipamentos de POS BM400 e AO4X, e a aplicação móvel ETPICK -, assim como impressoras que utilizam a tecnologia Bluetooth. Para o evento deslocaram-se desde França e Bélgica cerca de três dezenas de pessoas dos vários revendedores da Balances Marques, empresa distribuidora em França dos produtos do Grupo José Pimenta Marques. Além da sessão de trabalho, os revendedores puderam conhecer as instalações onde são produzidos os produtos que comercializam, bem como desfrutar de alguns momentos de lazer, que incluíram uma visita aos principais pontos turísticos do centro histórico de Braga e um jantar, acompanhado de fado e outras animações, num dos melhores restaurantes da cidade. No final, tanto os responsáveis da empresa como os revendedores consideraram a ação, no seu todo, um enorme sucesso.   (clique aqui para ver algumas fotos)  

    saber mais
  • Novembro 25

    Balanças Marques continua a sua afirmação na Bélgica

    A participação da Balanças Marques na Horeca Expo, na Bélgica, foi um sucesso.   A principal feira da Bélgica dedicada ao setor HORECA, que decorreu em Gante, entre 15 e 19 de novembro, contribuiu para o fortalecimento da presença da Balanças Marques naquele país. Numa participação conjunta com o distribuidor local Cosmonet, a empresa do Grupo José Pimenta Marques demonstrou que continua a apostar bastante no mercado belga, que se tem revelado muito interessante. “A participação na Horeca foi, sem dúvida, mais um sucesso no caminho para a nossa notoriedade e conquista do mercado da Bélgica”, revelou Rafael Barbosa. “Fomos visitados por algumas dezenas de clientes finais e vários revendedores, que deram conta do seu agrado pelos nossos produtos. Considero que garantimos a continuação da confiança que os nossos revendedores neste mercado têm depositado em nós”, conclui o responsável. Além das balanças de pesagem comercial, estiveram em destaque as soluções de POS, com o software ETPOS no centro das atenções, até porque este produto da SDILAB, outra das empresas do Grupo José Pimenta Marques, recebeu, há alguns meses, a certificação exigida na Bélgica para o setor da restauração.

    saber mais
  • Junho 04

    FIA 2015 confirma notoriedade da Balanças Marques

    Foi um sucesso a participação da Balanças Marques na 48ª edição da Feira Internacional de Argel, que encerrou no passado dia 1 de junho.   No momento de fazer o balanço de mais uma presença no maior evento comercial na Argélia e em toda a região do Magrebe, Rafael Barbosa, que liderou a representação da Balanças Marques, considera que “o certame deste ano foi mais um sucesso, com imensos contactos estabelecidos”. “O produto que desperta maior interesse neste mercado é a báscula de pesar camiões, sendo claramente o mais procurado pelos visitantes na FIA, mas houve, igualmente, muito interesse noutros equipamentos de pesagem industrial, na balança BM5 e nos sistemas de POS”, acrescenta. Rafael Barbosa destaca, ainda, o prestígio já alcançado pelos produtos da empresa na Argélia. “Foi muito gratificante sentir o reconhecimento da marca Marques no mercado argelino como uma marca de qualidade e de excelência. Algo que nos foi transmitido pelos vários clientes que visitaram o stand e que já conhecem os nossos produtos”, refere o responsável. Rafael Barbosa salienta, finalmente, a importância do trabalho desenvolvido pelo distribuidor argelino ALPEC, com quem a Balanças Marques participou em conjunto na FIA 2015. “Com a colaboração e parceria do nosso distribuidor na Argélia, a ALPEC, conseguimos mais uma vez elevar a fasquia e aumentar a notoriedade da marca no panorama internacional”.

    saber mais
  • Maio 26

    Balanças Marques na Feira Internacional de Argel

    A Balanças Marques participa, de 27 de Maio a 1 de Junho, na 48ª edição da FIA, na Argélia.   Com o objetivo de reforçar a presença da sua marca na Argélia e a parceria com o distribuidor daquele país, a Balanças Marques volta a participar na Feira Internacional de Argel. Depois do sucesso alcançado na edição de 2014, a empresa do Grupo José Pimenta Marques volta a juntar-se ao distribuidor ALPEC para expor os seus produtos nesta feira multissetorial anual, que constitui o maior evento comercial com dimensão internacional na Argélia e em toda a região do Magrebe. “Temos vindo a consolidar a nossa presença neste mercado ano após ano, também graças ao excelente trabalho do nosso distribuidor argelino ALPEC, pelo que a nossa presença na FIA torna-se imprescindível”, refere Paulo Marques, Director Comercial da Balanças Marques. “Partimos para este certame confiantes no estabelecimento de contactos que perspetivem a concretização de novos negócios na Argélia, em particular, e no norte de África, em geral”, acrescenta Paulo Marques. A báscula de pesar camiões PCM M1500 voltará a estar no centro das atenções, mas os visitantes da FIA também poderão conhecer outros equipamentos de pesagem, comercial e industrial, bem como sistemas de POS.

    saber mais
  • Maio 13

    Balanças Marques continua a explorar o mercado brasileiro

    A Balanças Marques marcou presença em mais uma feira no Brasil, mais concretamente na APAS, o maior evento mundial dedicado ao negócio dos supermercados, que se realizou em São Paulo, de 4 a 7 de maio.   Com o objetivo de continuar a divulgação da sua marca e dos seus produtos no mercado brasileiro, a Balanças Marques participou, integrada no stand de Portugal, na 31ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Numa edição que bateu todos os recordes em número de expositores e visitantes e se tornou a maior de sempre, o balanço da participação da empresa do Grupo José Pimenta Marques só poderia ser positivo. “A APAS tem uma dimensão verdadeiramente impressionante quanto ao número de visitantes”, refere Paulo Marques, Diretor Comercial da Balanças Marques. “Já participámos em inúmeras feiras um pouco por todo o mundo e não temos dúvidas em classificar a APAS como a feira com mais visitantes”. Apesar do perfil do visitante não corresponder totalmente ao público-alvo da empresa, “era fundamental estar presente, para continuarmos a marcar terreno e a preparar a nossa entrada em força no mercado brasileiro”, salienta Paulo Marques. “Esta participação enquadra-se na nossa estratégia de projeção da marca e de divulgação dos produtos no Brasil, para que, logo que estejam reunidas as condições, iniciarmos a distribuição e comercialização, despertando, antecipadamente, a atenção do mercado”, acrescenta o responsável. “Neste sentido, a APAS correu dentro das nossas expectativas iniciais e foram desenvolvidos alguns contactos muito interessantes”, conclui Paulo Marques. Ainda no final deste mês, a Balanças Marques marca presença em mais uma feira internacional, agora no continente africano. De 27 de maio a 1 de junho, a empresa participa na Feira Internacional de Argel, juntamente com o seu distribuidor argelino ALPEC.

    saber mais
  • Abril 29

    Bons ventos da Europa e da Ásia

    A participação da Balanças Marques em duas importantes feiras internacionais saldou-se num enorme sucesso. Da InterWeighing (China) e da BTA (Espanha) chegam fortes perspetivas de negócio.   Não podia ser mais positivo o balanço da presença da Balanças Marques, em simultâneo, em duas feiras de grande relevo para a sua estratégia internacional. Em Shangai, entre 20 e 22 de abril, a participação da marca Balanças Marques na InterWeighing esteve, pela primeira vez, a cargo da mais recente empresa do Grupo José Pimenta Marques, a MARQUES ELECTRONIC TECHNOLOGY (NINGBO) CO.,LTD. “Foi uma estreia que ficou marcada pelo facto de, uma vez mais, a nossa marca ser a única portuguesa presente direta ou indiretamente neste certame que se realiza anualmente na China e reúne empresas de pesagem de todo o mundo”, refere Francisco Marques, CEO da Balanças Marques e que liderou a representação na InterWeighing, refletindo a grande aposta nesta presença. De acordo com o responsável, “foi uma excelente oportunidade para dar a conhecer aos profissionais de todo o mundo os nossos produtos”, objetivo plenamente atingido, já que “as novidades expostas no nosso stand rapidamente se tornaram virais e dentro do certame todos os caminhos iam dar ao stand Marques”. Neste aspeto, Francisco Marques destaca o “enorme interesse suscitado pela ligação USB para plataformas de peso e as balanças e indicadores da gama tátil”. Como sinal do sucesso da participação na InterWeighing, “no nosso stand estiveram potenciais clientes, muito interessados em assumir a representação da nossa marca, de perto de 50 países”, conclui Francisco Marques.   BTA excedeu expectativas   Entretanto, de 21 a 24 de Abril, a Balanças Marques participou, através da sua empresa de distribuição em Espanha, em mais uma edição da BTA - Barcelona Tecnologias da Alimentação. No momento de fazer o balanço, Sérgio Pereira, director comercial da Balanzas Marques, não tem a menor dúvida em afirmar que “a Feira correu muito bem e excedeu as expectativas”. Este balanço resulta das imensas visitas de distribuidores atuais e respetivos clientes, bem como de potenciais novos distribuidores e visitantes provenientes de outros países. De acordo com Sérgio Pereira, para tal muito contribuíram as novidades apresentadas pela Balanzas Marques na BTA. “Fizemos uma apresentação em primeira mão da nova balança BM5 XS e a reação não poderia ter sido melhor, houve uma aceitação excelente do produto e sentimos que os distribuidores ficaram entusiasmados”, refere o responsável comercial. “Voltamos a posicionarmo-nos num nível elevado e de grande destaque no canal de distribuição”, assegura Sérgio Pereira que realça, igualmente, o impacto positivo causado pelo sistema combinado de detetor de metal, verificador de peso e calibradora, um produto que está a ser lançado pela LxPack, outra empresa do Grupo José Pimenta Marques, e que marca a sua entrada no sector da pesagem dinâmica enquanto produtora.   Balanças Marques regressa ao Brasil A atravessar um período intenso de participação em feiras internacionais, a Balanças Marques regressa a São Paulo, já no início de Maio, para participar na APAS 2015. Assim, de 4 a 7 de Maio, integrada no stand de Portugal, a empresa estará no maior evento evento mundial dedicado ao sector dos supermercados, continuando a divulgação da sua marca e dos seus produtos no mercado brasileiro, depois da recente presença na AUTOCOM no início de Abril.

    saber mais
  • Abril 17

    Balanças Marques marca presença em dois continentes

    Entre 20 e 24 de Abril, a Balanças Marques participa em duas feiras internacionais em locais distintos do planeta: InterWeighing, na China, e BTA, em Espanha.   Recentemente regressada de uma feira no Brasil, a Balanças Marques aposta na presença em mais dois eventos internacionais de grande importância para o seu posicionamento no mercado externo. De 20 a 22 de Abril, em Shangai, a empresa do Grupo José Pimenta Marques repete a participação na InterWeighing, considerada a maior feira mundial de equipamentos de pesagem e acessórios para a indústria e ponto de encontro, por excelência, para os fabricantes de todo o mundo. Este ano, a sua presença tem um carácter mais relevante porque já estará representada a empresa criada na China, a Marques Electronic Technology (Ningbo). Um forte sinal da importância desta feira é o facto de Francisco Marques, CEO da Balanças Marques, encabeçar a representação na InterWeighing, refletindo a grande aposta no mercado chinês e no desenvolvimento de produto próprio. Através da criação da Marques Electronic Technology (Ningbo), em particular do seu serviço de engenharia, a Balanças Marques passa a ter capacidade para desenvolver internamente aquilo de que necessita para as suas balanças, ganhando autonomia e competitividade nos mercados nacional e internacional. Entretanto, de 21 a 24 de Abril, com a sua empresa de distribuição em Espanha, a Balanças Marques participa em mais uma edição da BTA - Barcelona Tecnologias da Alimentação. A Feira Internacional de Maquinaria, Tecnologia e Ingredientes para a Alimentação, que tem lugar em Barcelona, é o maior evento europeu de 2015 dedicado aos equipamentos e soluções tecnológicas para a indústria alimentar, atraindo dezenas de milhares de profissionais da área de todo o mundo. A Balanças Marques volta a apostar forte neste certame, até porque Espanha é um dos seus mercados prioritários e aquele onde tem um longo historial comercial. Na BTA estarão os seus principais produtos, bem como algumas novidades para distribuição no mercado espanhol através da Balanzas Marques, como é o caso dos novos equipamentos direcionados para a indústria alimentar. Estará em exposição um sistema combinado de detetor de metal, verificador de peso e calibradora, um produto da LxPack, outra empresa do Grupo José Pimenta Marques, que será lançado brevemente em Portugal e que marca a entrada desta empresa no sector da pesagem dinâmica enquanto produtora.

    saber mais
  • Abril 13

    AUTOCOM confirma as melhores perspetivas para o mercado brasileiro

    A Balanças Marques, a SDILAB e a Codevision regressaram de São Paulo com a certeza que os revendedores brasileiros estão ansiosos pelo início da comercialização dos seus produtos.   Na estreia na AUTOCOM, que se realizou entre 7 e 9 de Abril, em São Paulo, as empresas do Grupo José Pimenta Marques confirmaram as impressões obtidas em feiras anteriores no Brasil: o enorme interesse pelos seus produtos e as excelentes perspetivas de negócio no mercado brasileiro. “A AUTOCOM correu extremamente bem para todas as nossas empresas”, afirma Paulo Marques, Diretor Comercial do Grupo. “Tratou-se de uma feira cem por cento profissional, direcionada para revendedores e em que todos os visitantes foram de enorme interesse para nós”. De facto, foram imensos os profissionais provenientes dos mais diversos estados brasileiros que passaram pelo stand conjunto das três empresas, tendo todos demonstrado um interesse real pelos produtos expostos. “Tivemos visitantes do mais alto nível, do ponto de vista comercial, uns interessados em software de faturação, outros nas balanças comerciais e outros no programa de gestão escolar. Ou seja, as empresas não tiveram «mãos a medir» durante a feira”, salienta Paulo Marques. Se, por um lado, a balança BM5 continua a fascinar o mercado brasileiro, situação que se verifica desde a primeira presença numa feira no Brasil, por outro lado, o equipamento portátil de faturação ETPLUS surpreendeu. “Os brasileiros continuam maravilhados com a BM5 e estão ansiosos pelo início da sua comercialização, porque não há nada daquele nível no mercado”, refere Paulo Marques, antes de destacar o impacto do ETPLUS na AUTOCOM. “O ETPLUS foi a grande surpresa. Devido às recentes alterações legislativas e às necessidades daí resultantes, este equipamento «encaixa que nem uma luva» no mercado brasileiro. Muito possivelmente, o ETPLUS vai tornar-se no nosso primeiro negócio a arrancar efetivamente no Brasil”, acrescenta o Diretor Comercial do Grupo José Pimenta Marques. “De resto, tanto o ETPOS como o eSchooling também entusiasmaram imenso os nossos muitos visitantes”, conclui. Balanças Marques, SDILAB e Codevision regressaram, assim, com excelentes perspetivas de negócio, faltando apenas a conclusão dos processos de certificação dos seus produtos para se iniciar a distribuição e comercialização no Brasil.

    saber mais
  • Abril 02

    Empresas do Grupo José Pimenta Marques à conquista do mercado brasileiro

    A Balanças Marques e a SDILAB apresentam-se na AUTOCOM com os objetivos bem definidos de conquistar novos revendedores para os seus produtos e demonstrar ao mercado brasileiro as características inovadoras das suas soluções. A Codevision, empresa com participação da SDILAB, também marca presença no principal evento de automação para o comércio da América Latina.   Em estreia absoluta na AUTOCOM, as empresas do Grupo José Pimenta Marques pretendem continuar a deixar a sua marca no Brasil, depois da excelente impressão que causaram em feiras anteriores no outro lado do Atlântico. Como grandes aliciantes para angariar novos revendedores, as empresas destacam os seguintes produtos: a balança BM5, o POS portátil ETPLUS e os software ETPOS e eSchooling. A balança táctil BM5, da Balanças Marques, já recebeu apreciações muito positivas em certames anteriores que se realizaram no Brasil. A expectativa para a AUTOCOM é a continuação deste “fascínio”, enquanto equipamento de pesagem e gestão comercial que reúne hardware e software de excelência. A SDILAB, além do software de faturação ETPOS, apresenta como grande novidade ao mercado brasileiro o ETPLUS, um sistema POS portátil que tem tudo para atrair as atenções dos visitantes. Já a Codevision vai dar a conhecer o eSchooling, software especializado na gestão de instituições de ensino, assim como a plataforma eCommunity, ferramenta totalmente web que permite a comunicação e interação entre toda a comunidade escolar. É, assim, com grandes expectativas que as empresas participam na AUTOCOM, de 7 a 9 de abril, em São Paulo, apostando no carácter inovador dos seus equipamentos e sistemas para angariar novos revendedores e reforçar a sua presença no Brasil.

    saber mais
  • Março 25

    Báscula da Balanças Marques eleita a melhor nos “Weighing Review Awards 2015”

    A báscula ponte PCM M1500 da Balanças Marques foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor na sua categoria nos prémios internacionais “Weighing Review Awards 2015”.   Foram divulgados, no passado dia 23 de Março, os vencedores dos prémios internacionais “Weighing Review Awards 2015”, organizados pelo portal “International Weighing Review”. A Balanças Marques, única empresa portuguesa nomeada, viu a sua báscula PCM M1500 ser escolhida como a Melhor Báscula Ponte de Pesar Camiões, depois de já ter sido a vencedora na edição de 2014. Este resultado deixou os responsáveis da empresa do Grupo José Pimenta Marques naturalmente bastante satisfeitos e orgulhosos, pelo reconhecimento da qualidade do seu produto prestado pelas centenas de votantes provenientes de mais de 70 países. Esta distinção reforça a boa imagem que a Balanças Marques já tem além-fronteiras e o posicionamento da sua marca e dos seus produtos no mercado internacional. Refira-se que as básculas de pesar camiões da empresa estão presentes em inúmeros países, sendo uma das razões para as exportações significarem mais de 80% do valor total da faturação da Balanças Marques. Na edição anterior dos “Weighing Review Awards”, além de ter sido eleita a 3ª Melhor Empresa de Pesagem, a Balanças Marques também teve como vencedora a sua balança BM5 na categoria de Melhor Balança para Retalho.

    saber mais
  • Março 02

    Balanças Marques lança software BMGest

    A Balanças Marques lança BMGest, uma solução desenvolvida para a gestão do software ETPOS.   Sempre atenta às necessidades dos seus clientes e do mercado, a Balanças Marques desenvolveu um software que complementa o sistema de faturação ETPOS, integrado em diferentes equipamentos produzidos pela empresa, com os objetivos de centralizar processos e tarefas, simplificar a execução de rotinas diárias de gestão para o utilizador e responder com eficiência no serviço ao cliente. O desenvolvimento desta solução e as sinergias criadas com o software ETPOS resultam da partilha de conhecimento que as empresas do Grupo José Pimenta Marques estabelecem entre si, tendo em conta que o ETPOS é desenvolvido dentro de portas, pela sua empresa de raiz tecnológica, a SDILAB. Nesta lógica de intercâmbio, a Balanças Marques criou o BMGest que incrementa o ETPOS com funcionalidades que otimizam o desempenho em diferentes áreas de negócio. O BMGest permite a recolha de todos os dados gerados pelo ETPOS, possibilitando, assim, uma análise detalhada, exata e completa das vendas e dos recursos de qualquer negócio. Entre as principais características do BMGest destacam-se a comunicação direta com o ETPOS e o Funcionamento Multi-Loja, ou seja, a comunicação em simultâneo com vários sistemas ETPOS, sendo possível a alteração de preços personalizada por loja, a recolha e/ou envio do stock e de outros dados, entre outros aspetos. Dada a forte implantação da Balanças Marques e do ETPOS nos mercados de Portugal, Espanha e França, o BMGest está disponível nas versões em português, espanhol e francês.

    saber mais
  • Fevereiro 10

    Balanças Marques na China

    Já é uma realidade a presença oficial da Balanças Marques na China.   A empresa do Grupo José Pimenta Marques recebeu, no passado mês de Janeiro, a licença para operar no enorme mercado daquele país asiático. Sob a designação Ningbo Marques Electronic Technology Co., Ltd., já constituída formalmente e com sede na cidade de Ningbo, a Balanças Marques já pode produzir, comercializar, importar e exportar na China. Este facto abre as portas da Balanças Marques a um mercado gigantesco e redimensiona, de forma absolutamente exponencial, a presença internacional da empresa e do Grupo de que faz parte. A escolha da localização em Ningbo prende-se com o facto desta antiga cidade ser a grande referência na China do ponto de vista económico e industrial, resultando como uma chancela de qualidade, daí a inclusão na própria denominação da empresa. Actualmente já a produzir na China células de carga para as suas básculas, a Balanças Marques está em fase de delineamento das estratégias de produção e comercial a médio e longo prazo. São de esperar, futuramente, muitas e boas notícias vindas da China. A Balanças Marques, empresa PME Excelência 2014, tem perto de 50 anos de actividade no fabrico de balanças, especializada em todo o tipo de equipamentos de pesagem comercial e industrial, sendo hoje uma das principais empresas a operar na Península Ibérica nestes dois sectores da pesagem e o maior fabricante de básculas de pesar camiões. Contando com empresas próprias em Espanha, França, Brasil e, agora, China, a Balanças Marques está presente, com os seus produtos, em inúmeros mercados internacionais, representando as exportações cerca de 80% da sua facturação.

    saber mais
  • Fevereiro 03

    Participação na SIRHA é aposta ganha

    A participação da Balanças Marques, através da sua empresa em França, e da SDILAB na SIRHA foi um êxito. A feira realizada em Lyon, entre 24 e 28 de Janeiro, confirmou que a presença no mercado francês está cada vez mais consolidada e que o futuro é promissor.   A participação destas empresas do Grupo José Pimenta Marques na SIRHA estava rodeada de grande expectativa, uma vez que se tratava do maior stand de sempre numa feira fora de Portugal, no maior observatório profissional dos sectores da restauração e hotelaria, a realizar-se no país que representa o principal mercado internacional dos produtos do grupo económico bracarense. Finalizado este evento e analisados os seus resultados, conclui-se que o balanço é claramente positivo, confirmando-se as melhores expectativas relativamente ao mercado francês, como dá conta Rafael Barbosa, responsável da Balances Marques, empresa que faz a distribuição local dos produtos de todo o Grupo José Pimenta Marques. “Efectivamente, a SIRHA foi mais um êxito e demonstrou que estamos perfeitamente consolidados em França. A feira ficou marcada, este ano, principalmente, pela visita de grande parte dos nossos revendedores e pelos contactos de vários potenciais novos revendedores franceses e de outros países”. Além disso, passaram pelo stand inúmeros clientes finais bastante interessados nas diversas soluções de pesagem e de POS, o que, de acordo com Rafael Barbosa, “permite antever um futuro brilhante em França”. Paulo Marques, Director Comercial do Grupo José Pimenta Marques, partilha desta opinião. “A SIRHA foi uma excelente confirmação de que o mercado francês está no bom caminho. O número e o perfil dos visitantes, bem como a constante movimentação de revendedores pelo nosso stand, garantem-nos a continuidade naquele mercado que é a nossa maior aposta para o futuro”. O último dia do certame ficou marcado pela visita da Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Maria-Fátima Mendes, acompanhada por Cláudio Pinto Fernandes, Presidente da Portugal Business Club de Lyon, associação de empresários portugueses em França. Esta visita representa, também, para as empresas do grupo, um reconhecimento do empenho num processo de internacionalização que está cada vez mais sólido e é encarado como fonte de motivação. A próxima feira internacional em que a Balanças Marques estará presente é a Autocom, no Brasil, que se realiza de 7 a 9 de Abril, em São Paulo, onde será novamente acompanhada pela SDILAB. Já para a empresa tecnológica, a próxima feira será a CeBIT, na Alemanha, que decorre entre 16 e 20 de Março, em Hannover.

    saber mais
  • Janeiro 28

    Balanças Marques distinguida com o Estatuto PME Excelência 2014

    A Balanças Marques, empresa do Grupo José Pimenta Marques, orgulha-se de ter sido distinguida com o Estatuto PME Excelência 2014, pelo IAPMEI, no passado dia 26 de Janeiro.   A empresa bracarense, que se dedica há quase 50 anos ao fabrico de equipamentos de pesagem comercial e industrial e que na última década e meia tem apostado fortemente e com muito êxito na exportação dos seus produtos, é já repetente nesta distinção atribuída anualmente pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.                                    A administração da Balanças Marques mostra-se orgulhosa por mais este reconhecimento do excelente trabalho que tem desenvolvido, fazendo notar, igualmente, que “esta distinção também traz mais responsabilidade, porque é importante manter o nível atingido e porque aumenta a exigência, tanto interna como externamente”. A administração considera, ainda, que “o mérito deve ser distribuído por todos os colaboradores, bem como por todas as empresas do Grupo José Pimenta Marques e respectivos colaboradores, porque sem todos esta distinção não seria possível. Da mesma forma que não seria possível sem o contributo de todos os nossos clientes, parceiros, fornecedores e amigos”. O Estatuto PME Excelência foi criado pelo IAPMEI com o objetivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores, distinguindo aquelas que, nos vários sectores de actividade, apresentaram os melhores resultados económico-financeiros e de gestão.

    saber mais
  • Janeiro 12

    Forte aposta na SIRHA

    A Balanças Marques, através da sua empresa em França, e a SDILAB vão estar presentes na Feira SIRHA, que se realiza entre 24 e 28 de Janeiro, em Lyon.   Repetentes neste importante certame internacional, as empresas do Grupo José Pimenta Marques fazem a sua mais forte aposta de sempre, com o maior stand com que já participaram numa feira além-fronteiras. Este facto revela a importância para ambas as empresas do mercado francês e do mercado francófono em geral, uma vez que a Bélgica está, igualmente, na mira desta grande aposta. Outra razão para este investimento na SIRHA também tem a ver com a apresentação, em primeira mão, da versão 5 do software ETPOS, da SDILAB, algo já há muito aguardado e envolto em enorme expectativa. Paulo Marques, Director Comercial do Grupo José Pimenta Marques, dá conta precisamente destas razões. “O grande objectivo para a SIRHA é, sem dúvida, a apresentação do ETPOS 5, o primeiro grande acontecimento do ano no seio do Grupo e a melhor forma de iniciar 2015. E, é claro, nesta Feira também pretendemos “piscar o olho” à Bélgica, um mercado onde queremos apostar bastante no sector dos POS”. Quanto à Balanças Marques, de acordo com Paulo Marques, “o objectivo passa por cimentar, cada vez mais, a posição no mercado francês, onde estamos a crescer de forma consolidada, aproveitar para reunir revendedores da Balances Marques e procurar conquistar novos”. A SIRHA é um prestigiado certame de restauração, hotelaria e alimentação, que se realiza na Eurexpo de Lyon, que atrai profissionais dos quatro cantos do planeta e dos mais variados segmentos relacionados com o universo da restauração e da hotelaria. Além da exposição de produtos e equipamentos de cerca de três mil expositores, este evento inclui congressos, cursos, palestras, debates, lançamentos, degustações, demonstrações culinárias, e, ainda, alguns dos mais prestigiados concursos gastronómicos do mundo.

    saber mais
  • Dezembro 02

    Produtos da Balanças Marques e da SDILAB despertam interesse no Brasil

    Empresas do Grupo José Pimenta Marques fazem balanço extremamente positivo da participação na Feira do Empreendedor, no Brasil, que se realizou de 27 a 30 de Novembro. Os seus produtos, com destaque para a balança BM5 e o software ETPOS, despertaram enorme interesse junto dos visitantes.   O processo de certificação para venda no Brasil ainda está a decorrer, mas os produtos da Balanças Marques e da SDILAB já estão a criar grande expectativa junto do mercado. Na Feira do Empreendedor, a BM5 e o ETPOS geraram um interesse evidente, inclusive na concorrência, tendo os responsáveis sentido que os “atacadistas” brasileiros estão ansiosos para o início da comercialização destes produtos. “Foram feitos imensos contactos durante a feira e, apesar deste evento não se dirigir especificamente ao nosso público-alvo, surgiram já muitos distribuidores realmente interessados na distribuição dos nossos produtos no Brasil”, revela o Director Comercial Paulo Marques. “Por isso, o balanço da participação é muito positivo, confirmando-se o interesse dos brasileiros que já tínhamos sentido aquando da Feira APAS, em Maio passado, e as nossas boas expectativas para a entrada neste mercado gigantesco”, continua o responsável. “Mais que nunca, sentimos que estamos no momento certo para começarmos a vender no Brasil”, conclui Paulo Marques. Estando ambas as empresas do Grupo José Pimenta Marques a preparar a sua entrada no mercado brasileiro, a participação neste evento era tida como fundamental, de forma a darem-se a conhecer e aos seus produtos. Na estratégia das empresas para o Brasil, 2014 tem sido um ano de preparação, de modo a lançar todas as bases necessárias e reunir todos os pressupostos para entrar efectivamente no mercado e realizar negócios em 2015.

    saber mais
  • Novembro 18

    Balanças Marques na Feira do Empreendedor, no Brasil

    A Balanças Marques, através da sua empresa no Brasil, vai marcar presença na Feira do Empreendedor, que se realiza no Rio de Janeiro, entre 27 e 30 de Novembro. Estando a empresa a preparar a sua entrada no mercado brasileiro, a participação neste evento é tida como fundamental, de forma a dar-se a conhecer e aos seus produtos. A Feira do Empreendedor é considerado o maior evento presencial de empreendedorismo do mundo.

    saber mais
  • Novembro 03

    Balanças Marques faz balanço positivo da presença em Feiras em Angola

    A Balanças Marques esteve presente, recentemente, em duas Feiras em Angola, a Projekta e a FIMA. Responsáveis fazem balanço muito positivo e dão conta das excelentes perspectivas de negócio no mercado angolano.   De 23 a 26 de Outubro, a Balanças Marques esteve presente na 12ª edição da Projekta, a maior feira dedicada ao sector da Construção Civil, Obras Públicas, Urbanismo e Arquitectura realizada em Angola. O balanço da participação nesta importante feira, que contou com milhares de visitantes, é extremamente positivo, tendo comprovado as excelentes perspectivas de negócio existentes para aquele país africano. Merece particular destaque o fortalecimento do protocolo com O Feliz Angola, iniciado em Julho passado, “que já está a dar frutos”, conforme revela Paulo Marques, Director Comercial da Balanças Marques. “Arrancam, em breve, instalações de várias básculas de pesar camiões, na zona de Luanda, já resultado desta parceria”, adianta o responsável, confirmando, assim, o sucesso da mesma. Já de 30 de Outubro a 2 de Novembro, a Balanças Marques marcou presença na FIMA, Feira Internacional de Minas de Angola, certame direccionado a todas as empresas e entidades que operam no sector mineiro, desde a prospecção ao produto final, assim como a todos os subsectores da Indústria Mineira e prestadores de serviço relacionados. Por ser um sector no qual se encaixa na perfeição um dos produtos âncora da Balanças Marques, a báscula de pesar camiões, a empresa do Grupo José Pimenta Marques não podia deixar de marcar presença nesta Feira. Paulo Marques faz, igualmente, um balanço muito positivo da FIMA, de onde a empresa regressou com mais algumas óptimas perspectivas de negócio. Ambas as Feiras tiveram lugar nas instalações da FILDA, em Luanda.

    saber mais
  • Junho 20

    Brasil e China na mira do Grupo José Pimenta Marques

    O Brasil e a China são as próximas grandes apostas da estratégia de internacionalização do Grupo José Pimenta Marques.   Paulo Marques, director comercial do Grupo José Pimenta Marques, revelou que os mercados da América Latina e da China são os próximos alvos de investimento. Até 2014, o grupo empresarial bracarense espera investir mais de 2 Milhões de Euros na criação de instalações próprias, no Brasil e na China, estando, neste momento, na fase de encetar contactos para o estabelecimento nesses países. Em Xangai, para produzir e distribuir produtos no próprio mercado chinês, e no Brasil para usar este país como plataforma de entrada nos restantes países da América Latina. “Estamos muito interessados e vemos enormes potencialidades em ambos os mercados”, refere Paulo Marques. “No caso do Brasil, queremos fabricar e montar equipamentos para vender, numa primeira fase, no mercado brasileiro e, numa segunda fase, em toda a América Latina”. No caso da China, Paulo Marques adianta que a pretensão é fabricar no país asiático para distribuir nesse mercado. “Trata-se de um mercado extraordinário, enorme, onde há um interesse já demonstrado pelos distribuidores locais e pelo mercado na nossa tecnologia, mais concretamente no nosso software e nas aplicações que lhe temos dado”, conclui Paulo Marques. O Grupo José Pimenta Marques, é constituído por oito empresas: Balanças Marques, Europesagem, Marques Negócios, SDILAB, CRU Design, LxPack, Balanzas Marques (Espanha) e Balances Marques (França). Do Grupo fazem parte empresas ligadas ao fabrico e distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial, assim como outras de ramos diferentes mas complementares ao negócio central, como desenvolvimento de software e design industrial e gráfico. Trata-se de um grupo económico em forte expansão e crescimento, com presença internacional, com uma empresa criada em Espanha, em 2011, e outra em França, em 2012. O Grupo conta com cerca de 60 trabalhadores, teve um volume de negócios de 16 Milhões de euros, em 2012, sendo que as exportações tiveram um peso de 80% na facturação. O Grupo exporta para inúmeros países como Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Bélgica, Áustria, Roménia, Argélia, Marrocos, Tunísia, Cazaquistão, Angola, entre muitos outros.

    saber mais
Grupo José Pimenta Marques